Em diferentes situações, mas, geralmente em questões jurídicas, pode ser necessária uma análise de grafia de documentos, como de assinaturas, por exemplo. E neste momento é que se faz necessário um especialista em perícia grafotécnica. Iremos explicar em detalhes tudo sobre este assunto. Acompanhe!
O Perito Grafotécnico é o profissional que fica responsável por avaliar e autenticar, para diferentes fins, a autenticidade de assinaturas e/ou grafia de uma pessoa em determinados documentos. Ele apontará, desta forma, se há qualquer divergência quanto à escrita/grafia daquele documento em questão.
É desta forma que são sinalizadas possíveis fraudes ou alterações, garantindo a veracidade e principalmente a autenticidade do documento. Mas como é realizada esta análise grafotécnica? Quem é este perito grafotécnico e quais requisitos este precisa ter para autenticar ou não documentos?
Entenda melhor o que é uma perícia grafotécnica, quem pode fazê-la e os requisitos necessários para uma empresa fornecer este serviço.
Resumidamente falando, a Perícia Grafotécnica vai analisar a autenticidade e a autoria (ou não) de uma escrita. Documentos com escrita autêntica são utilizados como peça padrão para esta analise grafotécnica.
Este documento autentico se faz necessário para a confrontação dos grafismos.
O principal objetivo de uma perícia grafotécnica é, como já dito, garantir a autenticidade ou a falsidade de rubricas e assinaturas, além de conseguir constatar ou não a veracidade quanto a autoria de textos e/ou manuscritos.
Em diversos momentos e processos judiciais, uma análise grafotécnica pode vir a ser necessária. Confira alguns deles:
Contratos;
Cheques;
Heranças;
Notas promissórias;
Procurações;
Contestações e impugnações, entre outros.
A perícia grafotécnica é possível porque segundo o primeiro princípio fundamental escrito por Edmond Solange Pellat, que é o pai da Grafoscopia, “A escrita é Individual”, ou seja, ela é resultante de estímulos cerebrais que determinam nossos movimentos e estes criam as formas gráficas próprias.
Desta forma, por mais que outra pessoa tente imitar uma escrita de alguém, após uma perícia grafotécnica, será muito simples identificar as imperfeições, determinando a falsificação.
Dentre os elementos analisados em uma perícia grafotécnica, é avaliado a qualidade do traçado, o grau de habilidade gráfica exercida, os valores angulares e curvilíneos, o andamento e os momentos gráficos determinantes bem como o ritmo, o calibre, o comportamento da escrita, entre outros.
Assim, a perícia grafotécnica consegue avaliar a forma de construção e de formação dos respectivos caracteres de qualquer grafia, bem como todos os “maneirismos” gráficos característicos de quem ali escreveu.
A partir daí, é emitido pelo perito um Laudo Pericial Grafotécnico e este será o documento, com validade legal, de conclusão da referida perícia grafotécnica.
Neste laudo devem constar a descrição da peça questionada e dos padrões de confronto utilizados na perícia, a conclusão final e os respectivos exames grafotécnicos realizados.
Servidão Quintino Bocaiúva, 126, Palhoça
(48) 99171-2203
E-mail: francoisehablich@gmail.com
www.francoisehablich.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.